VOIP
Google registra mais de 1 milhão de ligações no primeiro dia de serviço de voz

Novo serviço, anunciado ontem, permite que usuários façam ligações do tipo VoiP para telefones fixos e celulares

Por iG Tecnologia


O recém-lançado serviço de telefonia sobre IP do Gmail, o e-mail do Google, registrou mais de 1 milhão de chamadas nas primeiras 24 horas de funcionamento. Assim anunciou hoje a empresa no Twitter, onde agradeceu a boa recepção dos usuários ao novo serviço, que permite usar o sistema de chat do Gmail para realizar ligações a telefones fixos e celulares.

Nesta quarta-feira, o Google informou que iniciaria esse serviço, que pode significar uma forte concorrência para o Skype, que domina o mercado de ligações telefônicas pela internet. O novo serviço permite fazer ligações gratuitas nos Estados Unidos e no Canadá e oferece tarifas reduzidas para outros países.

"Trabalhamos para que as tarifas sejam realmente baratas para ligações para Reino Unido, França, Alemanha, China, Japão e muitos outros países", diz Robin Schriebman, um dos engenheiros de software da companhia, no blog do Google.

A empresa, que calcula contar com quase 200 milhões de usuários em seu serviço de e-mail, evitou oferecer, no entanto, uma data para seus usuários fora dos EUA tenham o novo serviço à disposição, mas assegurou que "trabalha para que esteja disponível mais amplamente".

O Gmail oferece há muito tempo um serviço que permite a seus usuários conversar entre si com chamadas e videoconferências entre computadores, mas até agora não oferecia a possibilidade de se comunicar com telefones celulares ou fixos, terreno dominado atualmente pelo Skype, que conta com mais de 500 milhões de usuários.


Confira também: